quarta-feira, 5 de novembro de 2008

Sentimesmos e Mistérios

Sentimentos são tão misteriosos, mas se não fossem teriam o mesmo efeito ao serem descobertos? E se a vida não fosse coberta de empecilhos, a vitória seria um marco tão importante e tão festejado? Existe um conjunto de sentimentos e não saber ao certo qual deles sentir no exato momento atordoa qualquer um. As escolas deveriam parar de tentar colocar goela abaixo dos alunos alunos tantos assuntos de uma única vez, e sim dar aulas de inteligência emocional. Talvez o ser humano não se deixe levar pela emoção pelo risco de se expor ao ridículo. Porém, se não corrermos riscos como saberemos ao certo que nosso futuro poderia mudar pelo simples fato de deixar o coração nos guiar pelos caminhos da vida. Agir pela razão ou emoção? A vida talvez seja uma eterna contradição.

13 comentários:

  1. Texto ótimo, creio que devemos agir tanta com a razão quanto com a emoção,basta saber administrar esses dois sentimentos.Bom blog :)

    ResponderExcluir
  2. Boa tarde!

    Amei a sugestão do ensino da educação emocional nas escolas, seria maravilhoso, teríamos pessoas melhores neste mundo.

    Sobre razão e emoção, pelo que tenho de experiência, vi que pessoas emotivas se fodem neste mundo cão. Não é o caso de se transformar numa pedra de gelo e tals, mas a verdade é que temos que matar um leão por dia nesta selva de pedra para sobreviver e isso é algo que um realista faz melhor. Um sentimentalista teria dó do leão e certamente seria devorado.

    Bjoks!

    http://garotapendurada.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Inteligência emocional seria um assunto interessante para se ministrar numa sala de aula...
    Isso se os educadores (não apenas professores) fossem emocionalmente inteligentes...
    Repetir o que está escrito num livro, cheio de respostas nos exercícios, até eu viro professor. E dos bons.

    ResponderExcluir
  4. Também adorei a sugestão da escola ter um papel a mais na formação das crianças, além de alfabetizar. Mas como já foi dito, não sei se os professores têm competência para tanto. Ensinar as pessoas a lidarem com sentimentos não é a mesma coisa que repetir cinco vezes a tabuada de dois. Requer mais que paciência. Requer sabedoria e preparo.

    ResponderExcluir
  5. O segredo na vida é ser equilibrado, usar, na mesma proporção, a razão e a emoção!

    ResponderExcluir
  6. o texto é bom, mas eu sou contra algumas coisas sugeridas como a "educação emocional", isso tu aprende com o tempo, errando e refazendo.

    Só assim pra saber o que sentir, qndo sentir e pqe sentir.

    ResponderExcluir
  7. obrigada *-*
    amei o seu texto, é bastante reflexivo :)
    beijos

    ResponderExcluir
  8. a graça da vida é ser uma contradição ;)

    razão ou emoção?

    AMBOS!

    a emoção deve ser usada na hora em que é propícia, mas quando saber isso? com a razão.
    complicado?

    pois é, ninguém disse q ia ser fácil kkk
    xD

    se a vida fosse previsível, seria um saco =p

    bjos^^

    ResponderExcluir
  9. legal o texto
    sentimentos sao tudos neh cara
    tudo que nos move

    abraços

    ResponderExcluir
  10. te vi no orkut, tô retribuindo a visita de novo :D

    ResponderExcluir
  11. Lindo texto!
    Eu sou professora de português e concordo que é importante não mecanizar o ensino como tem sido feito, né?!

    Gostei bastante do seu blog e mais ainda do seu quem sou eu: "Talvez uma mistura tão maluca, como o doce com amargo"

    ;)

    ResponderExcluir
  12. Cara Pálida, poucos textos me impressionaram em blogs pela veracidade assim como o teu. Concordo 100% sobre o ensino de inteligência emocional, e não é ensinar o sentir, é ensinar a lidar com o sentir diante das mais diversas situações. Fabuloso isso.
    Beijos pra vc!

    ResponderExcluir
  13. Não tem jeito, a vida será sempre assim.
    Você que tem que fazer escolhas e saber lidar com seus sentimentos e emoções.
    Mas boa sorte na sua caminhada.

    ResponderExcluir

"Toda reforma foi em algum tempo uma simples opinião particular."

 
Template by Mente com Curiosidades