sábado, 8 de novembro de 2008

Encarando de Frente



Não dá pra ignorar que o primeiro SSA - Sistema Seriado de Avaliação - está chegando pela primeira vez aqui em Pernambuco, pela UPE, e nós estudantes do primeiro ano do ensino médio de toda e qualquer escola que fez sua inscrição iremos participar no dia 16 desse mês dando umas de cobaias. Nós passamos o ano inteiro estudando e decorando fórmulas e regras só pra encarar as provas tanto do colégio quanto do vestibular. Temos que ter consciência que não, ainda não é o momento de deixar o estudo de lado para curtir uns dias férias. Mas também não adianta passar horas e horas mergulhado nos livros se não tirarmos um tempinho para relaxar, escolhe alguma coisa, dependendo do seu gosto você pode ir ao cinema, fazer uma caminhada, ler um livro, praticar esportes, sair com os amigos para conversar e se divertir ou até mesmo tomar um banho mais demorado e relaxante... O importante é que consiga se desprender da tensão dos estudos. Precisamos ter um tempo para conversar com as pessoas. Claro que não é passar o fim de semana inteiro na rua, mas sim um determinado momento, de sábado à noite. É só ter consciência que não vale tomar todas na balada e acabar perdendo o pique de estudos no dia seguinte. A psicóloga Dulce Soares afirma: "não é só de fim de semana que você precisa relaxar. Todo dia precisa de um momento de descanso para conseguir energia suficiente para guardar o conhecimento. Ainda aconselha uma pausa de pelo menos meia hora entre os estudos, no horário que cada um achar melhor. Pode ser um alongamento ou mesmo uma pausa para cuidar do lado espiritual - lembre-se, tudo depende dos seus gostos e do que vai fazer você se sentir melhor." Uma dica que eu dou e utilizo da mesma é montar uma agenda de atividades, na qual você escreve tudo o que faz da hora que acorda até a hora que vai dormir e criar um critério de cores para identificar a importância de cada atividade do dia a dia. Só assim conseguimos organizar melhor o tempo livre. E boa sorte pra todos nós no próximo final de semana!



13 comentários:

  1. Desculpa eu sou de SP o que é Sistema Seriado de Avaliação? Hoje teve Olimpiada de matemática eu passei pra segunda fase mas como faço cursinho não fui, essa nossa vida é dura pra depois a gente se formar e ganhar pouco, feliz daquele que consegue fazer a faculdade que gosta, unir o útil ao agrádavel. gostei do seu blog

    http://messnatural.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Ixii.. Tbm nem seii o q é SSP..
    Sou do Rio. Alias, esse é finalmente meu ultimo ano.

    Mas ano que vem os estudos recomeçam( na Facul.)

    Eu já disse q teu blog é bom, entom eu repito: é bom msmoo!!

    Dpois passa lá no meuu: www.maisq1historia.blogspot.com

    Bzoo

    ResponderExcluir
  3. É isso ai fim de ano, hora de estudar para passar.

    Abraços

    http://batbugigangas.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Eu nunca fui um estudante exemplar. Esse ano eu me formo em Gestão em Marketing e, confesso que só estudo na escola. De vez em quando eu leio um livro osbre algum tema em expecífico, mas não sou caxias. E as vezes tiro notas melhores em comparação com aqueles que realmente estudam.

    ResponderExcluir
  5. Renunciar voluntariamente da sua vida não deve mesmo ser uma opção. É possível se dar bem nos estudos sem precisar viver em cárcere privado. O segredo é ter um método de estudo satisfatório, que não retarde o aprendizado, mas que também não seja instantâneo, porque, assim como o tempo que você dedicou aos estudos foi pouco, também breve será o tempo em que a matéria ficará fresca em sua mente.

    ResponderExcluir
  6. SSA é o sistema seriado de avaliação, é o vestibular só que dividivo em três partes; fazemos um a cada ano do ensino médio, entenderam?

    ResponderExcluir
  7. ^^

    Muito bom texto...aki naum vai ter issu num!!
    suhausahgs

    Abçs

    ResponderExcluir
  8. Bom, já terminei o colégio há algum tempo e nem sei mais o que é ter este tipo de espectativa...
    Mas enfim, não dá pra negar que apesar das fórmulas e matérias e provas essa é a melhor época de nossas vidas!
    Boa sorte pra vc!
    bjus
    http://achomuitacoisa.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  9. Isso ai,Uma roganização e metodologia de estudos é importantissimo para o sucesso academico.Bjkas da nana

    ResponderExcluir
  10. que legal, vc é daqui de Pernambuco...pertinho!!

    eu estou aqui em Jampa (no estado vizinho de cima)!!!

    concordo quando vc diz que temos que nos dedicar, porém não adianta nada estudar muito e não relaxar de alguma maneira...

    creio que até quebra a tensão!!

    boa sorte na prova!! abraços!

    ResponderExcluir
  11. bom ainda não sou uma universitária,portanto nem tenho muito o que comentar!
    ahahahaha

    Boa sorte pra você guriaaa!

    ResponderExcluir
  12. Há uma fase em que nós temos mesmo que nos dedicar mais a uma área e deixar a outra de lado, só para conseguir vencer uma determinada etapa, mas depois os resultados vem, e para estudar a regar também é válida.

    Bjoks e forças para vc lutar e vencer todos os obstáculos!


    http://ocaoinfiel.blogspot.com/

    ResponderExcluir

"Toda reforma foi em algum tempo uma simples opinião particular."

 
Template by Mente com Curiosidades